Valores & Valore$

28 09 2011


Normalmente na nossa infância nossos pais ou responsáveis nos ensinam alguns valores.

Com o tempo, na sociedade capitalista aprendemos outros valores… o financeiro. Com isso vem a pergunta: Ter ou Ser? O que vale mais ou é mais importante?

E quando os valores morais são amortecidos pelos valores sociais?

Quando comecei a faculdade de Direito eu entrei com sede de fazer justiça ou ao menos com vontade de lutar pelo que é mais justo. Porém com o passar do tempo, do POUCO tempo, vejo que não é bem para isso que somos inclinados.

Um advogado que pensa apenas em “fazer justiça” quase sempre não tem o seu valor. Digo isso tanto quanto ao valor social quanto ao valor moral, isso porque numa sociedade COMPLETAMENTE CAPITALISTA, aquele que não pensa em si antes de pensar nos outros é considerado FRACO. É triste isso! Muito triste.

Como advogada recém-formada vejo que o “mais importante” no meio de todas essas pessoas, mais vale a marca da bolsa ou terno que você usa do que a causa qual você milita.

Não estou decepcionada com o Direito não, me decepciono com a atenção que às pessoas dão a ele. Também não acho errado deixar seduzir-se pelo conforto que o dinheiro nos dá, porém quando deixamos que o dinheiro corrompa nossos valores morais, aí já não tenho a mesma opinião.

Me parece que os valores sempre vão existir, só que não o valor moral, mas sim o valor do capital.

Ações

Information

Deixe um comentário

